Tradicionalismo

Doença de cavalos que ameaça eventos também pode afetar humanos

"

Faltando pouco mais de um mês para o Desfile Farroupilha, a possibilidade de um surto da doença do mormo, que atinge cavalos, causa reflexos na Região Central. Mesmo que não haja casos na região, duas cidades já cancelaram o evento. Em Santa Maria, por enquanto, as comemorações estão mantidas.

O mormo é uma doença infectocontagiosa e que pode ser transmitida também para os humanos (leia mais abaixo). Segundo a responsável pela Educação Sanitária na Supervisão Regional de Santa Maria, Gisane Lanes de Almeida, até agora não há casos da doença na região:

– Até o momento, não recebemos notificações, nem atestados com resultado positivo para a doença. Mas é preciso que todos os animais realizem o exame.

Segundo o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Ildo Wagner, o desfile em Santa Maria está mantido, mas, para participar, os tradicionalistas precisam apresentar uma documentação indicando que os animais estão aptos.

– A responsabilidade é de cada patrão. Só irão desfilar os animais que estiverem com os exames em dia – afirma Ildo.

Caçapava do Sul cancela desfile farroupilha em função do mormo

Para participarem de eventos, os animais precisam portar uma Guia de Trânsito Animal (GTA) e estar em dia com a vacina contra a influenza, além de terem realizado os exames da anemia infecciosa e do mormo. Segundo Ildo, cerca de 1,5 mil animais desfilam em Santa Maria e estarão sujeitos a fiscalização da inspetoria veterinária. Ainda ontem, representantes da 13ª Região foram para o Chuí, onde, a partir de sábado, será feita a distribuição da Chama Crioula, marcando o início das festividades gaúchas. Cerca de 36 animais de Santa Maria foram ao evento.

Julio de Castilhos também não terá desfile farroupilha

O presidente da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, Luiz Bortoluzzi, afirma que os 110 cavalos do local fizeram os exames e que todos deram negativo. Ele garante que a Estância irá participar do desfile e que haverá o controle dos animais.

– Nós vamos desfilar em bloco fechado, todos os tradicionalistas sairão da Estância e devem retornar para lá para que não haja o contato com outros animais. Os animais serão marcados, para identificar que estão aptos – afirma Bortoluzzi.

Por precaução

As cidades de Caçapava do Sul e Júlio de Castilhos cancelaram os desfiles de 20 de setembro. Segundo o presidente da comissão dos festejos farroupilhas de Caçapava, José Dias, uma reunião com representantes das 8 entidades tradicionalistas definiu que a não realização dos desfiles é a alternativa mais correta neste momento.

– Não temos nenhum caso detectado na cidade, é uma prevenção para que os focos não venham a aparecer. Queremos evitar que haja uma proliferação – afirma Dias.

A mesma decisão também foi tomada pela cidade de Júlio de Castilhos. Segundo a assessoria de comunicação da Casa da Cultura, as cerca de seis entidades tradicionalistas optaram por realizar uma atividade na Rua Coberta no dia 20 de setembro, para lembrar a data. O tradicional desfile não será realizado.

 Transmissão afeta humanos

Segundo o professor de equinos da UFSM, Flávio Desess"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pronto Socorro do Caridade estará sem traumatologista nesta sexta-feira

Próximo

Corpo de bebê encontrado em aterro de Santa Maria pode ser de Santiago

Geral